segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Missão Impossível: Confissão Sacramental

O arrependimento sincero e a confissão dos pecados – especialmente os graves – a um sacerdote é fundamental para que a porta do Paraíso se abra para cada um de nós. Em muitas paróquias, o clero mostra grande zelo com isso, oferecendo horários para Confissão em dias e horários que atendam satisfatoriamente à necessidade dos fiéis. Mas em muitas outras, é mais fácil achar um E.T. fazendo abdução do que um padre disponível para ouvir e absolver os pecadores!

Ah, mas não sejamos tão injustos! Na paróquia do padre fulano, sempre tem confissão... Às terças e quintas de 14 às 17h. Para os idosos aposentados e desempregados, tá ótchemo! E quem trabalha ou estuda, fica como?
Esse o drama vivido por um de nossos leitores, que desabafou:
    Porque hoje em dia é tão difícil conseguir fazer uma confissão? Padres tem horários mais exclusivos do que um gabinete politico. Como confessar, deve ser tão importante quanto receber a Eucaristia se nem os padres não se dispõem a isso?
Essa pergunta só pode ser respondida pelos próprios sacerdotes. Mas vou dar um chute: ouvir confissão exige sacrifício! Imagino que não seja uma tarefa agradável, ficar horas sentado ouvindo coisas negativas. E tem muita gente que não sabe confessar: em vez de acusar os pecados objetivamente, fica tagarelando, se justificando ou contando histórias longas e cheias de detalhes inúteis - mas isso não e só culpa do povo, é uma deficiência da catequese, não é mesmo?
Por isso muitos padres preferem dar prioridade a outras atividades pastorais ou administrativas que estão mais de acordo com seu gosto. Mas pense, senhor padre, pensem no tempo em que eram crianças. O que seria de vocês se seus pais tivessem se dedicado somente a fazer o que lhes agradava mais? Trocar sua fralda suja? “Só uma vez por dia! Se se sujasse mais vezes, azar o dele!”. Cuidar do filho doente no meio da madrugada? “Isso é muito sacrificante, não podemos perder nosso sono! Vamos dormir, só cuidamos de febres durante o dia”.
Senhor padre, não deixem seus filhos vagando por aí, sujos e doentes. Não negligenciem seu povo. Podemos ser remelentos e catarrentos, mas talvez, no Dia do Juízo, alguns de nós seremos seus advogados: “Pai, eu testemunho a favor dele! Imploro que perdoe os seus pecados, pois ele me livrou do fogo do Inferno naquele dia em que, pacientemente, ouviu minha confissão!”.
O senhor acha que confessar por muitas horas seguidas é uma cruz? Talvez seja mesmo! Que bom! Bem-vindo a cristianismo. Não desça da cruz, senhor, padre: tome-a e siga Jesus.

FONTE: http://ocatequista.com.br/catequese-sem-sono/catolico-fail/item/18110-missao-impossivel-confissao-sacramental

Nenhum comentário:

Postar um comentário