quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dez conselhos de Bento XVI aos jovens



1 – Conversar com Deus
“Algum de vós poderia, talvez, identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: ‘Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Quando genros e noras não são aprovados pela família


Um bom relacionamento de genros/noras com sogros/sogras é mais importante para um casamento saudável do que você imagina

sábado, 14 de maio de 2016

As diaconisas e o Papa Francisco


Diácono William T. Ditewig*

Acalmem-se todos - e informem-se!

Vem chamando atenção, desde ontem, o anúncio do Papa Francisco de criar uma comissão para estudar a possibilidade de mulheres no diaconato. É claro que, como de costume, as primeiras opiniões que sacudiram as mídias sociais foram as que nem se informaram ao certo quanto ao conteúdo da notícia e já saíram despejando sentenças do tipo 8 ou 80, desde os típicos “já era hora” até os igualmente típicos “o mundo está acabando”.

Acalmem-se todos!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Mulheres diaconisas? O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé já descartou a idéia em 2002.


Mulheres diaconisas? Uma perspectiva sobre o Sacramento da Ordem.

 Zenit, 17 de janeiro de 2002  – Em sua assembléia anual, no mês passado, a Comissão Teológica Internacional da Congregação para a Doutrina da Fé abordou o tema do diaconato.

Em uma entrevista ao jornal alemão Católico Die Tagespost, Professor Gerhard Ludwig Müller, da Faculdade de Teologia da Universidade de Munique, resumiu os resultados da discussão. Os resultados estão incluídos num documento entregue ao cardeal Joseph Ratzinger.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Maria no nascimento de Jesus


Prof. Felipe Aquino

O nascimento de Jesus foi todo cheio de dificuldades: a viagem longa de José e Maria grávida, a falta de uma casa para a criança nascer, a gruta fria de Belém, uma situação de dificuldade e de pobreza que já revela como era o reino messiânico: um reino sem honras nem poderes terrenos, que pertence Àquele que depois disse: “O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”(Lc 9,58).

domingo, 1 de maio de 2016

Maria e o Rosário em Maio


Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Ao iniciar o mês de Maio, a tradição católica nos remete a Maria, cujo mês é a ela dedicado. Aqui na Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Penha, iniciaremos este mês com uma grande concentração do movimento “terço dos homens”, que congrega milhares de homens em quase todas as paróquias da cidade. A tradição do terço mariano deve ser retomada com mais entusiasmo e piedade tanto pessoalmente, como em família ou na comunidade. Aproveitemos o mês de maio, mês de Maria, para fazer do Rosário a oportunidade de contemplar os mistérios de nossa salvação junto com Maria, nossa mãe.