quinta-feira, 28 de abril de 2016

Papa Francisco denuncia o ‘clericalismo’ e a criação de uma ‘elite’ de leigos na Igreja



"Não é o pastor que deve dizer ao leigo o que ele deve fazer e dizer, ele o sabe tanto ou melhor do que nós"



O clericalismo é “uma das maiores deformações” que a Igreja deve enfrentar na América Latina: é o Papa Franciscoquem escreve isso em uma carta enviada ao cardeal Marc Ouellet, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina e o Caribe, ressaltando que o clericalismo “vai apagando pouco a pouco o fogo profético de que toda a Igreja é chamada a dar testemunho no coração dos seus povos”.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

O silêncio e a luz de Deus


Padre Paulo M. Ramalho

Uma das verdades mais importantes da nossa vida é que Deus fala conosco.
E por que Deus fala conosco? Porque Ele é nosso Pai, nosso criador, e sendo esse Pai tão bom quer dar a vida por nós e nos conduzir à máxima felicidade. Desta forma Ele quer conversar conosco o dia inteiro para guiar os nossos passos.

Há, porém, um requisito importantíssimo para ouvi-lo: o silêncio.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Milagre Eucarístico na Polônia


O milagre de Legnica ocorreu durante uma Eucaristia dominical no santuário de S. Tiago. Num comunicado especial, o bispo Zbigniew Kiernikowski informou os fiéis de que naquele local ocorrera um evento com "sinais de um milagre eucarístico".
Este refere-se a uma hóstia que, no dia 25 de Dezembro de 2013, caiu ao padre no pavimento durante a distribuição da comunhão. Foi recolhida e colocada num recipiente com água. Ao fim de alguns dias apareceu nela uma coloração vermelha.
O então bispo foi informado da ocorrência e nomeou uma comissão com vista à observação do fenómeno. Por fim, foi separado um fragmento de matéria vermelha. Este foi entregue ao departamento de medicina legal.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Catequese do Papa Francisco - 13/04/16


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Ouvimos o Evangelho do chamado de Mateus. Mateus era um “publicano”, isso é, um cobrador de impostos do império romano e, por isso, considerado pecador público. Mas Jesus o chama a segui-Lo e a se tornar seu discípulo. Mateus aceita e o convida a jantar em sua casa junto com os discípulos. Então surge uma discussão entre os fariseus e os discípulos de Jesus pelo fato de que esses dividem a mesa com os publicanos e os pecadores. “Mas tu não podes ir à casa dessa gente!”, diziam eles.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Quando a Igreja se pronuncia sobre revelações particulares?


Dom Estevão Bettencourt, OSB

Dizíamos que a Igreja se pronuncia sobre as revelações particulares… Mas, quando é que ela se pronuncia?

Está claro que, diante de um fenômeno religioso extraordinário, a Igreja se sente interpelada. Ela se vê obrigada a procurar distinguir o autêntico do não autêntico, pois pode haver ilusões, fraudes ou algum estado doentio na origem das revelações. Por isso, quando se proclama uma revelação de certo vulto, a Igreja estuda quatro aspectos da questão: