domingo, 28 de fevereiro de 2016

A quantas anda o diálogo com os lefebvrianos?


Depois que Bento XVI levantou a excomunhão em 2009, o gesto de abertura do Papa Francisco no Ano Santo é um novo passo para o reconhecimento canônico

Luca Marcolivio – 26/02/16 

Tem dado bastante “pano para a manga”, nos últimos anos, a delicada reaproximação entre a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX) e a Igreja de Roma. O papa Bento XVI levantou a excomunhão em 2009, mas a posição dos membros da fraternidade fundada por dom Marcel Lefebvre continua irregular.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Por que os católicos não comem carne às sextas-feiras?

Padre Paulo Ricardo

  Muitos haverão de estranhar a pergunta, pois, aparentemente, caiu em completo desuso a proibição de se comer carne na sexta-feira. No entanto, pela legislação atual da Igreja, essa determinação ainda é válida e, portanto, em pleno vigor.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Encontrar Deus

“Se querem saber mais sobre Deus, só há uma maneira de fazê-lo: ponham-se de joelhos. Podem conhecê-Lo investigando, mas só amando conseguem ganhar o Seu amor. A maior parte das pessoas que negam Deus não o faz porque a sua razão lhes diz que não há Deus, pois como poderia a razão testemunhar contra a Razão? A sua negação deve-se antes à sua mentalidade. Pensam que seriam mais felizes se não houvesse Deus, porque assim poderiam agir como lhes apetecesse. Pensem um pouco menos sobre se merecem ou não ser amados por Ele; Ele ama-vos mesmo que não mereçam. É unicamente o Seu amor que vos vai tornar merecedores. A maior parte de nós está infeliz porque nunca demos a Deus uma oportunidade de nos amar; estamos apenas apaixonados por nós mesmos”.

Dom Fulton J. Sheen (1895-1979).

Foi arcebispo de Nova York  e

Renomado conferencista internacional (1).


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Fé Superficial, formação insuficiente e catecismo precário afastam os jovens da Igreja Católica


É sabido que muitos jovens deixam de ser frequentadores ativos da Igreja. O livro intitulado  "You Lost Me: Why Young Christians are Leaving the Church... and Rethinking Faith" na tradução “Fui!  analisa esta questão.
Por que jovens cristãos estão abandonando a Igreja... e repensando a fé", da Baker Books, analisa uma vasta pesquisa estatística do Grupo Barna para descobrir quais são as razões que levam os jovens para longe da Igreja.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A raiz de todo sofrimento


Prof.: Felipe Aquino

“Perdemos o Paraíso, mas recebemos o Céu, pelo que o ganho é maior que a perda”. São João Crisóstomo

 Revelação de Deus por meio da Bíblia e da Tradição da Igreja, nos ensina que por causa do pecado da desobediência ao Criador, nossos primeiros pais perderam a “graça santificante” que lhes dava uma comunhão íntima com Deus, e perderam também o estado de “justiça original” que garantia a harmonia do homem com Deus, com a mulher, consigo mesmo e com a natureza. Se se mantivesse fiel a Deus e ao modo de vida proposto por Deus (simbolizado pela proibição da fruta da árvore da ciência do bem e do mal, cf. Gn 2,16s) ele não perderia esses dons.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Você sabe o que é o TAU?

A síntese da Boa Nova está nos três nós do cordão, os quais são os três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade (pureza de coração). Obediência significa acolhida para escutar o valor maior. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Pobreza não é categoria econômica de quem não tem, mas é valor de quem sabe colocar tudo em comum. Ser pobre, no sentido bíblico-franciscano é a coragem da partilha. Ser puro de coração é ser transparente, casto, verdadeiro. É revelar o melhor de si.
Os três nós significam que o obediente é fiel a seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos. Tudo isto está no Tau da existência!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Quais eram as preferências políticas de Jesus?


Em uma análise das passagens do Evangelho se analisa a posição política de Jesus

Jesus foi acusado perante a autoridade romana de ter promovido uma revolta política (cf. Lc 23, 2). Na medida que deliberavam, o procurador Pilatos recebeu pressão para condená-lo à morte pelo seguinte motivo: "Se o soltas não és amigo do César! Todo aquele que se faz rei é inimigo do César!" (Jo 19, 12). Este é o motivo pelo qual no titulus crucis, onde estava indicado o motivo da condenação, estava escrito: "Jesus Nazareno, rei dos judeus".


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Carta aberta ao Papa Francisco um judeu convertido


 Sua Santidade, o Papa Francisco

 Cidade do Vaticano

janeiro 2016



Estimado Santo Padre,

Eu sou judeu. E assim como  Menachem Mendel Schneerson de Crown Heights, Brooklyn, tenho certeza que sou descendente direto do rei Davi por parte do meu pai (minha mãe, segundo me asseguraram era descendente de Hillel).

Homilia do Papa em Ciudad Juárez - 17/02/16


“A glória de Deus é a vida do homem: dizia Santo Irineu, no século II; uma afirmação, que continua a ressoar no coração da Igreja. A glória do Pai é a vida dos seus filhos. Não há maior glória para um pai do que ver a realização dos seus; não há maior satisfação do que vê-los avançar, vê-los crescer e desenvolver-se. Assim o atesta a primeira Leitura que escutámos e nos falava de Nínive, uma grande cidade que se estava autodestruindo em consequência da opressão e degradação, da violência e injustiça.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Homilia do Papa na Missa com religiosos em Morelia, no México



 Há um ditado que recita assim: «Diz-me como rezas e dir-te-ei como vives, diz-me como vives e dir-te-ei como rezas»; porque, mostrando-me como rezas, aprenderei a descobrir o Deus vivo e, mostrando-me como vives, aprenderei a acreditar no Deus a quem rezas, pois, a nossa vida fala da oração e a oração fala da nossa vida, e a nossa vida fala na oração e a oração fala na nossa vida. Aprende-se a rezar, como se aprende a caminhar, a falar, a escutar. A escola da oração é a escola da vida, e a escola da vida é o lugar onde fazemos escola de oração.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Sacramento da Reconciliação

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo de Palmares/PE

Vejamos, agora, de modo breve, como deve ser celebrado este Sacramento. O Catecismo recorda, com muito acerto, que qualquer sacramento é celebração da Igreja toda, sendo, portanto, uma ação litúrgica. É um erro grosseiro pensar que se confessar é “bater um papo” com o padre ou ter uma conversa para pedir conselho ou mesmo desabafar… Não! Confessar-se é celebrar litúrgica e sacramentalmente a misericórdia de Deus na nossa vida e na vida da Igreja, da qual fazemos parte e somos membros. Na Reconciliação, o fiel, reconhecendo-se pecador, procura o perdão de Deus e da Igreja na pessoa do seu ministro. O ministro, por sua vez, nada mais é que um canal de Deus e da Igreja e seu representante, por quem o perdão será dado. Então, não se trata aqui de um acontecimento meramente privado, ao sabor dos sentimentos e das simpatias!

O que aconteceu com a Quaresma?


Pe. Rodrigo Maria, escravo inútil da Santíssima Virgem

Até algum tempo atrás, a quaresma era considerada pelo povo em geral como um tempo mais sério, de menos festas, menos balburdia, de mais respeito. Mesmo aqueles que não frequentavam a Igreja, guardavam uma postura mais respeitosa nesse tempo grave. Muitos não comiam carne e evitavam não apenas os festejos, mas também os xingatórios, os jogos e outras diversões. Muitas mães, evitavam castigar fisicamente seus filhos quando esses aprontavam que era considerado digno de castigo, deixando essa tarefa para o sábado de aleluia…

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Discurso do Papa no encontro de boas-vindas ao México

A Coragem e a fé

Dom Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Caríssimos irmãos e irmãs,

O evangelho das tentações de Jesus do primeiro domingo da Quaresma nos recorda que o batismo não isenta o que crê da prova. Na nossa vida cristã, a tentação é verificação necessária das intenções do coração e da pureza da fé. Escolher ser e viver o batismo significa a coragem de renunciar às seduções que provocam o que crê a se separar “daquilo que sai da boca de Deus”.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Por que Padre Pio é o oposto de Bergoglio.

O retorno dos peregrinos a Roma pelo santo estigmatizado

Por Antonio Socci, 7 de fevereiro de 2016 -  O “complô para mudar o Catolicismo” (título do New York Times), que é o verdadeiro projeto do Papa argentino, ou seja, transformar a Igreja em uma sucursal do jornal  “La Repubblica” e do Greenpeace, ganhou a aprovação entusiasmado de todos os mais acirrados inimigos da fé católica.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mensagem do Papa para a Campanha da Fraternidade 2016


Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Em sua grande misericórdia, Deus não se cansa de nos oferecer sua bênção e sua graça e de nos chamar à conversão e ao crescimento na fé. No Brasil, desde 1963, se realiza durante a Quaresma a Campanha da Fraternidade. Ela propõe cada ano uma motivação comunitária para a conversão e a mudança de vida. Em 2016, a Campanha da Fraternidade trata do saneamento básico. Ela tem como tema: «Casa comum, nossa responsabilidade». Seu lema bíblico é tomado do Profeta Amós: «Quero ver o direito brotar como fonte e a justiça qual riacho que não seca» (Am 5,24).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Qual penitência escolher para viver este período da Quaresma?


Prof.: Felipe Aquino

Conheça algumas sugestões…
Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa.
Pensando nisso, o Padre José Eduardo separou algumas sugestões de mortificação:

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por uma paróquia melhor


Padre José Carlos PereiraAssessor do CCM (Centro Cultural Missionário) de Brasília/DF

Se não nos ajudarmos uns aos outros, não sermos mais generosos, mais solidários e pessoas mais amáveis umas com as outras, perdemos o sentido e a razão de ser Igreja
Seja a diferença que você quer na sua paróquia, pois desejamos que a paróquia seja melhor, renovada no seu ardor missionário, mas não nos esforçamos para sermos melhores e renovados no nosso ser Igreja, estamos no caminho errado. Como ter uma Igreja melhor, mais missionária, sem que a paróquia tenha agentes de pastorais melhores e mais missionários? Impossível! A paróquia só será melhor quando cada um fizer a sua parte e melhorar.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

De onde vem a Oração da “Salve Rainha”?


Prof.: Felipe Aquino

A “Salve Rainha” é uma das orações mais populares entre os católicos. Ela é atribuída ao monge Hermannus Contractus que a teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenan, na Alemanha. Eram tempos terríveis aqueles na Europa central, com muitas calamidades naturais, destruindo as colheitas, epidemias, miséria, fome e a ameaça contínua dos povos bárbaros normandos, magiares e muçulmanos que invadiam os povoados, saqueando e matando.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Diversão no carnaval

Pe. Françoá Costa

Divertir-se é muito bom. Quem não gosta? A diversão revigora as nossas forças e quando é realizada em companhia dos demais nos torna mais generosos e mais sociáveis. Aproximam-se dias maravilhosos para a diversão, os do carnaval. O ócio também é educativo quando bem vivido. Já Santo Tomás de Aquino, e antes dele Aristóteles, falava da virtude que põe o justo meio entre a relaxação no lúdico e a seriedade excessiva, trata-se da virtude da eutrapelia. A “pessoa eutrapélica” é a pessoa bem orientada nas diversões, com boa agilidade e que conserva a elegância do espírito também nos momentos lúdicos. Os santos são exemplos de pessoas eutrapélicas. S. Felipe Neri e S. João Bosco são conhecidos, entre outras coisas, pelo bom humor; S. Josemaría Escrivá costumava dizer que em 1928, quando fundou o Opus Dei, tinha “somente vinte e seis anos, graça de Deus e bom humor”; de S. Tomás Moro parece que se populariza cada vez mais a sua oração para pedir o bom humor; também São João Paulo II é muito conhecido pela sua alegria, bom humor e jovialidade. A santidade sempre é alegre e divertida, tem rosto amável e por isso atrai.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Grigio, o protetor de Dom Bosco


Por incrível que possa parecer, São João Bosco teve muitos inimigos, recebeu inúmeras ameaças e sofreu vários atentados. Sacerdote exemplar em tudo, nunca andou armado. A Providência Divina o defendeu sempre nos momentos de perigo.
De que modo?

É possível que o Vaticano tenha chegado a esse ponto?




 Antonio Socci

Como muitos já perceberam, eu não posso ser contado entre os fãs do Papa Bergoglio, no entanto, por uma esperança incurável, nunca desisto de esperar que qualquer surpresa agradável desminta minha opinião negativa. Até agora continuo pontualmente decepcionado.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Há ou não há um lobby para ampliar a legalização do aborto com o pretexto do Zika Vírus?


01 Fev. 16  (ACI).- No Brasil, já são 3.448 casos investigados de microcefalia, além dos 270 comprovados. Neste cenário, um grupo de ativistas indicou que apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação para pedir o direito ao aborto em gestações de bebês com tal síndrome. Em resposta, o presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, Prof. Hermes Rodrigues Nery, denuncia que “o governo brasileiro e fundações internacionais usam o Zika vírus para alargar a agenda do aborto no país”.

Sacrosanctum Concilium


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Pai-Nosso na missa: de mãos dadas?


Padre Henry Vargas Holguín

Mãos dadas? Mãos levantadas? Qual é a melhor postura para rezar o Pai-Nosso na Missa e por quê?
A prática de dar as mãos na hora de rezar o Pai-Nosso vem do mundo protestante. A razão é que os protestantes, ao não ter a presença real de Cristo, ou seja, ao não ter uma comunhão real e válida que os uma entre si e com Deus, apelam ao gesto de dar as mãos uns aos outros como momento de comunhão na oração comunitária.