domingo, 31 de janeiro de 2016

Nem toda a Verdade está na Bíblia: a Sagrada Tradição


A palavra de Deus é a fonte que alimenta a alma dos cristãos e é nosso dever conhecê-la e praticá-la a fim de ter uma vida digna e agradável aos olhos do Senhor. Geralmente quando falamos sobre esse assunto, a primeira coisa que vem a cabeça de qualquer pessoa é a Bíblia, afinal nos quatro cantos do mundo se defende que é através dela que Deus tem transmitido Seus ensinamentos a todos os povos, porém cabe aqui uma pergunta: será realmente que a totalidade dos ensinamentos de Deus encontra-se nas Sagradas Escrituras? E a resposta para essa pergunta pode ser encontrada na própria Bíblia. Vejamos o que ela diz:
“Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro” (São João 20:30)

sábado, 30 de janeiro de 2016

A Missa explicada por Padre Pio


Do sinal da cruz inicial até o ofertório, é preciso encontrar Jesus

Padre Pio era o modelo de cada padre... Não se podia assistir "à sua Missa", sem que nos tornássemos, quase sem perceber, "participantes" desse drama que se vivia a cada manhã sobre o altar.

Crucificado com o Crucificado, o Padre revivia a paixão de Jesus com grande dor, da qual fui testemunha privilegiada, pois lhe ajudava, na missa.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Sete pecados que “saíram de moda” e podem te levar para o inferno


LIMA, 29 Jan. 16 (ACI).- O mundo atual com seu ritmo de vida acelerado, com um maior acesso à informação e às novas tendências, parece ter deixado de lado a contrição e considera que o pecado e o inferno “saíram de moda”. Mas não é bem assim.
O pecado é algo sério, o inferno existe e é o destino dos pecadores. São Paulo disse: “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis” (1 Coríntios 6,9).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A doutrina do dom das línguas em Santo Tomás de Aquino

Santo Tomás de Aquino, ao comentar o Capítulo XIV da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, escreveu:

“Quanto ao dom de línguas, devemos saber que como na Igreja primitiva eram poucos os consagrados para pregar ao mundo a Fé em Cristo, a fim de que mais facilmente e a muitos se anunciasse a palavra de Deus, o Senhor lhes deu o dom de línguas” (S. Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pag 178.)

De onde veio este papo de fundamentalismo?


Pe. José Eduardo, Doutor em Teologia Moral e pároco da Diocese de Osasco

Quando você expõe um argumento racionalmente, com todo rigor metodológico, apresentando fontes primárias, documentação farta, e o seu interlocutor lhe fixa o rótulo de “fundamentalista”, inicialmente você tolera, mas depois começa a desconfiar que a recorrência da ideia não é casual…

Como sempre, sobrou para as mulheres


Prof.: Carlos Ramalhete


Com a abertura da caixa de Pandora da elasticidade infinita dada ao sentido do termo “casamento”, a cada dia surge uma novidade. A instituição de direito natural pela qual um homem e uma mulher se unem para ter filhos e criá-los e para ajuda mútua foi substituída por um vago reconhecimento estatal da existência de afeto sexuado, como se sexo ou afeto fossem da alçada do governo. O primeiro e mais evidente efeito prático desta substituição é acabar com a proteção estatal aos casamentos verdadeiros, agora jogados numa vala comum de relações afetivas sexuadas. Alguma proteção social continua, mesmo porque a população brasileira não tem o hábito de ver na legislação uma fonte de moral, mas mesmo ela diminui tremendamente.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Quando a Igreja era acusada de impiedosa


Rino Cammilleri 

Fabrizio De André retornava com muito gosto ao tema do “suicídio”. A primeira vez, em La ballata del Miche’, onde atacava a Igreja, acusando-a de impiedosa porque negava o funeral religioso aos suicidas. Na passagem escrita em memória de Luigi Tenco, que havia cometido suicídio, ele se lançou contra a “Igreja impiedosa” dizendo com toda certeza que o Paraíso acolhe a todos, “porque o inferno não existe no mundo de um Deus que é bom.” Finalmente, na obra Andrea, jogou a toalha e não fez mais comentários metafísicos sobre o suicídio do protagonista.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Nós somos obrigados a pagar o dízimo?


Padre Paulo Ricardo

Os católicos são obrigados a pagar o dízimo, no sentido estrito do termo? Ou seja, devem dar 10% de seus rendimentos à Igreja? Essa pergunta se faz necessária porque é cada vez mais frequente ouvir, dentro da Igreja, um eco da pregação protestante, segundo a qual a determinação do Antigo Testamento de pôr à parte "o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que teu campo produzir cada ano" [1], deveria ser seguida ao pé da letra.

As devoções da Igreja para cada mês do Ano


Prof.: Felipe Aquino

A Igreja procura santificar o ano todo celebrando a cada dia os Santos do dia, ou as festa e solenidades especiais. Mas também a cada mês do ano a Igreja dedica uma devoção particular. A escolha dessa devoção mensal é feita com base em algum acontecimento histórico ou alguma celebração litúrgica especial.
Essas devoções surgiram espontaneamente ao longo da vida da Igreja, e nem sempre é possível se determinar exatamente a data e o local de sua origem. E isto pode mudar de um país para o outro, dentro da unidade da Igreja respeitando a saudável diversidade; especialmente as diferenças culturais do Ocidente e do Oriente católicos. No livro “Orações de todos os tempos da Igreja” (Ed. Cléofas, 1998) você encontra orações para todas essas devoções.
Conheça algumas delas:


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O que é preciso para ser um bom pregador?


Prof.: Felipe Aquino

Algumas pessoas me procuram dizendo que se sentem chamadas a pregar e querem saber o que é preciso para se preparar bem para essa missão. Por exemplo, um rapaz me escreveu:
“Sou pregador da RCC (Renovação Carismática Católica), mas sinto desejo de me aprofundar na formação teológica. Gostaria de um direcionamento de o que começar estudar e a fazer? Por onde começar?”

Vou colocar aqui algumas sugestões que me ajudam na missão de pregar e escrever. Antes de tudo, esse é um belo chamado de Deus, especialmente para aqueles que receberam a graça de saber se expressar bem, o dom da pregação. Digo isso em relação à pregação para o público; todos são chamados a difundir o Evangelho, ainda que não seja para grupos de pessoas e auditórios. “Ai de mim se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16).

4 passos para superar a síndrome do ninho vazio

Nossa casa estava sempre cheia e alegre com os filhos, mas agora só há silêncio e solidão. O que fazer?

Os filhos crescem, vão estudar fora, se casam e, cedo ou tarde, deixam a casa dos pais, o ninho em que cresceram.
Para os pais que enfrentam a “síndrome do ninho vazio”, Ghislaine Demombynes, coautora do livro “Filhos adultos: do apego à autonomia”, compartilha conosco 4 passos que ajudarão a transformar esta experiência:

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Tal vida, tal morte


Pe. David Francisquini
Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ)

 Em minha já longa vida sacerdotal, encontro-me com colegas de vocação aqui, ali e acolá. Isso constitui sempre ocasião para animadas conversas, em geral profundas e sérias, a respeito da Santa Igreja e de seus ministros. Mas, se de um lado há muita empatia, de outro há incompreensões que raiam à animosidade, sobretudo quando o assunto versa sobre a atual crise na Igreja.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Por que Nossa Senhora é a mãe das famílias?


Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)


A Igreja dá a Maria o título de Mãe de Deus por ter gerado na carne o Filho de Deus. Deus é Criador de modo que nele não possui uma mãe, nele não há início e nem fim; é infinito, mas pelo fato de que Jesus Cristo, Filho de Deus nasceu no ventre de Maria, vem lhe dado a Ela(Maria), o título de mãe de Deus, por causa da encarnação do Verbo. Esta festa sempre é celebrada no primeiro dia do ano. A homenagem possui referências com a Igreja dos primeiros séculos, porque percebeu em Maria uma mulher diferente, a qual viveu a graça de Deus. Maria diz sim ao plano de Deus à salvação da humanidade. Dessa forma vem exaltada como uma mulher que recebeu o Salvador, o Redentor. Alguns padres da Igreja, os primeiros escritores cristãos tiveram em mente o mistério da encarnação do Verbo como graça concedida à Mãe do Filho de Deus em vista do bem de toda a humanidade.

O Papa “cancelou” Bagnasco, o patrocinador do evento Dia da Família.


Por Charles Tecce  –  Francisco amanhã não se encontrará mais com o Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Ele não gostou de ter sido enredado nos temas da política italiana. Jorge Mario Bergoglio eliminou o cardeal Angelo Bagnasco da agenda dos encontros oficiais. Nada de audiência amanhã pela manhã. O encontro privado, que tinha sido marcado há uma semana do Conselho Episcopal Permanente, apareceu e, em seguida, desapareceu do boletim interno com o timbre da “Prefeitura da Casa Pontifícia”.
Esse é o enésimo episódio e talvez o mais flagrante, que denuncia a distância entre a Igreja do Papa Francisco e a Igreja dos bispos italianos, presidida exatamente pelo Cardeal Bagnasco. O motivo: a “exposição do cardeal na mídia” – e, portanto, também dos demais bispos italianos –  por causa do Dia da Família, um evento agendado para o dia 30 de janeiro. O pontífice argentino não tolera mais o “ativismo político de uma CEI acostumada a promover emendas em textos legislativos e ficou furioso pelo fato de Bagnasco ter arrastado para a arena pública o debate contra as uniões civis entre homossexuais. O Papa não teria autorizado nem os protestos em praça pública e nem as pressões sobre o Parlamento.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Você conhece os Santos brasileiros?


Prof.: Felipe Aquino

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofrem violência, e são os violentos que o conquistam” (Mt 11,12).


Em Florianópolis (18/10/91), na canonização de Santa Paulina, o Papa João Paulo II nos deixou uma mensagem muito especial e que até hoje deve falar alto em nossos corações: “O Brasil precisa de santos; o Brasil precisa de muitos santos!” Algo profético!

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A catraca vazia ou A origem de todos os males do Brasil


Saguão de uma conhecida escola particular de Goiânia. Havia levado minha filha de dez anos para participar de um torneio interescolar de xadrez. A instrução que havia recebido era clara: início das partidas às 10 horas. Nada complicado, ou esotérico ou impossível, apenas um breve comando: início das partidas às 10 horas. Cheguei às 9h45. Às 10h05, minha filha estava sentada diante de uma cadeira vazia… A sua oponente chegou, esbaforida, quase 20 minutos depois. Ao lado dela, o pai, munido das tradicionais desculpas: distância, trânsito. Trânsito? No domingo de manhã? Não havia trânsito.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Oração mental ou oração vocal?


Padre Francisco Faus*

Será que uma é melhor que a outra? Como viver cada tipo de oração em profundidade?
Quando você pensa em Deus e lhe diz coisas íntimas, só com o pensamento e os sentimentos do coração, está fazendo “oração mental”.
Quando você, na Missa, reza com todos os participantes as orações litúrgicas (“Confesso a Deus todo-poderoso…”, “Glória a Deus nas alturas…”, “Cordeiro de Deus…”); quando reza o Terço; quando reza o Pai-nosso e a Ave Maria em vários momentos do dia, está fazendo “oração vocal”.
Jesus amava e praticava esses dois tipos de oração, e nos ensinou a amá-los e a praticá-los.

Basta lembrar o seguinte:

Atitudes de pessoas bem-sucedidas!


20 coisas que as pessoas bem-sucedidas NÃO fazem

O sucesso vai muito além do dinheiro: ele é uma escolha de vida

Pessoas bem-sucedidas são pessoas que se sentem inteiras e completas com aquilo que fazem. Ser bem-sucedido não é só ter dinheiro e uma vida financeira estável, esse estado vai muito além disso e está na forma que nos colocamos no mundo.

Veja estes 20 tópicos de coisas que as pessoas de sucesso não fazem:

A liturgia do cotidiano


Pe. Antonio Jakoš Ilija, EP
Revista Arautos do Evangelho", ,Agosto-2015, nº 164, pag. 22 e 23

Quando os gestos cotidianos adquirem numa família o valor de oração e se tornam um hábito, consolida-se nessa "igreja doméstica" um ambiente de tranquilidade e paz.
Com razão se considera a Liturgia, explica o Concílio, "como o exercício da função sacerdotal de Cristo. Nela, os sinais sensíveis significam e, cada um à sua maneira, realizam a santificação dos homens; nela, o Corpo Místico de Jesus Cristo - cabeça e membros - presta a Deus o culto público integral".

Podemos, pois, definir a Liturgia como a forma em que a Igreja manifesta seu louvor a Deus e faz os fiéis participarem desse louvor.

“Católico demais”, Dom Negri sob ataque.


Grupo de progressistas pseudo católicos escrevem ao Papa contra arcebispo fiel. De que lado ficará Francisco?

Por Mauro Faverzani – Mais que um apelo, parece uma sentença: a carta, enviada às pressas ao Vaticano – em particular, ao Papa e à Conferência dos Bispos -, para aproveitar a onda midiática (previsivelmente favorável), deixou várias questões em aberto e às claras.
Os membros da Associação Pluralismo e a oposição da cidade de Ferrara não gostam de seu bispo, Dom Luigi Negri: ele é Católico “demais”, firme quanto aos princípios e pronto a defendê-los a todo custo.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Diálogo com um protestante

Em um voo para o Rio de Janeiro, um jovem católico se assenta ao lado de um senhor protestante. Ambos estão vestidos simples e modestamente: camisa por dentro da calça social e sapatos pretos. Trocam breves cumprimentos, afivelam seus cintos, enquanto os demais passageiros se aconchegam em suas poltronas. O piloto inicia os procedimentos para decolagem, e as aeromoças dão as instruções para a segurança dos tripulantes. "Desliguem todos os seus equipamentos eletrônicos; coloquem suas poltronas na posição vertical", pede uma delas, falando ao microfone. Sentindo que a aeronave já estava no ar, o rapaz católico traça o sinal da cruz, sob o olhar surpreso do senhor protestante.
— Você é católico? — pergunta o senhor, dando início a um colóquio sobre imagens, santos, Maria, celibato etc.

sábado, 16 de janeiro de 2016

O falso Concílio dos teólogos liberais e as suas desastrosas consequências


Padre Paulo Ricardo

Bento XVI, em sua autobiografia, afirmou que a crise pela qual a Igreja passa hoje "é causada em grande parte pela decadência da liturgia".

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Léonard, apelo ao Papa.


Pouco depois de ser dispensado da Arquidiocese de Bruxelas-Malines, o arcebispo Léonard dirigiu um apelo ao Papa. É interessante, porque diz respeito ao Sínodo da Família e ao documento – Exortação Pós-Sinodal – que, segundo o que alguns andam dizendo, o Papa iria tornar público ainda no próximo mês.

Por Marco Tosatti – La Stampa |  Uma das demissões mais inexplicáveis, entre as mais difíceis de se entender, feita durante o reinado do Papa Francisco, tocou o arcebispo de Malines-Bruxelas, Dom André-Joseph Léonard.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O neoprotestantismo dentro da Igreja Católica

Padre Paulo Ricardo

Desde a Reforma realizada por Martinho Lutero no século XVI, cada protestante é o seu próprio Papa. Cada pessoa, pelo livre exame das Escrituras, pode interpretá-las inspirado pelo Espírito Santo e somente por isso tem a certeza "infalível" de fé.

A conservação hoje da Missa na forma tradicional


Dom Fernando Arêas Rifan, bispo administrador apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.



          Levados pelo legítimo desejo de conservar a riqueza litúrgica do rito tradicional e chocados, com razão, em sua fé e piedade com os abusos, sacrilégios e profanações a que deu azo a reforma, os católicos da linha tradicional, não querendo ver a “liturgia transformada em show” nem querendo compartilhar com erros e profanações que viam, apegaram-se legitimamente às formas tradicionais da liturgia.

Por isso, merecem toda a nossa compreensão, nossos louvores e nosso apoio todos os que lutam pela preservação da Liturgia na sua forma tradicional.

Mensagem do Papa para o Jubileu da Misericórdia dos Adolescentes


Evento será celebrado de 23 a 25 de abril, no contexto do Ano da Misericórdia
 
Queridos adolescentes! 

A Igreja está a viver o Ano Santo da Misericórdia, um tempo de graça, paz, conversão e alegria que abrange a todos: pequenos e grandes, próximos e afastados. Não há fronteiras nem distâncias que possam impedir à misericórdia do Pai de nos alcançar, tornando-se presente no meio de nós. A Porta Santa já está aberta em Roma e em todas as dioceses do mundo. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Os Cinco Mandamentos da Ideologia de Gênero


Mario Adinolfi

Para quem afirma que a "ideologia de gênero" não passa de uma farsa ou de uma invenção dos cristãos, a realidade oferece provas irrefutáveis do contrário. Essa teoria não só existe, como já está dando os seus frutos ao redor do mundo.

Desvios na Liturgia


Dom Estêvão Bettencourt (OSB)


Em síntese: A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos emitiu uma Instrução que corrige abusos ocorrentes na celebração da Liturgia: leituras não bíblicas em lugar da Bíblia, cantos profanos, Oração Eucarística dita pela assembleia... Visa assim a preservar a dignidade do culto sagrado.
Aos 23 de abril pp. a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos entregou ao público uma Instrução que visa a coibir certos abusos ocorrentes na celebração da S. Eucaristia. O documento consta de 186 parágrafos, incutindo de modo geral o respeito à S. Eucaristia e às normas do Missal, em oposição ao subjetivismo improvisador. Vista a importância de tal Instrução, serão, a seguir, apresentados os seus principais tópicos.


Católicos se afastam do PT


Terezinha Nunes

Não se tem notícia de que o ex-presidente Lula seja católico. A presidente Dilma, por sua vez, causou vexame na campanha para o seu primeiro mandato quando, levada pelo então deputado federal Gabriel Chalita a uma missa na Basílica de Aparecida, precisou levar um cutucão público para poder fazer o sinal da cruz antes da leitura do evangelho, como faziam os demais fiéis.
Apesar disso, o próprio Lula reconhece em vídeos exibidos na Internet a influência da chamada esquerda católica na fundação do PT, em 1980, quando a maioria dos integrantes das comunidades eclesiais de base, criadas sob inspiração da Teologia da Libertação, se filiou ao novo partido acreditando que estava seguindo os preceitos do Concílio Vaticano II na sua opção preferencial pelos pobres.

Dom Bernard Fellay escreve ao Papa Francisco



Santíssimo Padre,

Com grande preocupação que constatamos ao nosso redor a degradação gradual do matrimônio e da família, origem e fundamento de toda a sociedade humana. Esta dissolução está se acelerando com força, sobretudo através da promoção legal dos comportamentos mais imorais e mais depravados. A lei de Deus, mesmo simplesmente natural, é hoje pisoteada publicamente, os pecados mais graves se multiplicam de modo dramático e clamam vingança ao Céu.

Pobres dos fiéis católicos que frequentam as Santas Missas em muitas de nossas igrejas…”



Dom Antonio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen

“Pobres dos fiéis católicos que frequentam as Santas Missas em muitas de nossas igrejas… Submetidos tantas vezes às arbitrariedades de uma pseudo liturgia pautada por distorções, abusos, ridículas inserções de palmas, agitação de folhetos, danças, símbolos e mais símbolos que não simbolizam nada. Quanto abuso! Quanta arbitrariedade! Quanta falta de respeito não só para com Aquele para quem deveria dirigir-se a celebração, mas também para com os pobres fiéis que são obrigados a engolir esdrúxulas situações falsamente chamadas de ” enculturação litúrgica”, mas que na verdade revelam falta de fé ou a ignorância das mais elementares verdades da fé em relação à Eucaristia, à Presença Real e outras. Pobres fiéis guiados por alguns pastores que arrotam slogans fundados em um palavreado eivado de conceitos atribuídos ao malfadado “espírito do Concílio” que na verdade, de conciliar nada tem… Tal espírito passa longe daquilo que a Igreja de Cristo é e pretendeu favorecer com a reforma litúrgica. Pobres fiéis, forçados a ter de engolir o que destrói a fé, o que na prática nega a centralidade do Mistério de Cristo, poluindo-o com a tentativa de desfocar este Mistério através da inserção de conceitos ideologizados sobre Deus, o homem, a criação e tantas outras realidades.

A “nobre simplicidade” apregoada pelo Concílio transformou-se em desculpa para um “pobretismo” litúrgico que se expressa em despojamento do elementar, em relaxo, sujeira, descaso e outros defeitos. Dá-se à Liturgia, portanto a Deus, o que há de pior: no mínimo, o que é de gosto duvidoso. Chegamos ao tempo em que quem obedece às Normas Litúrgicas é acusado de rubricista. Ai de quem ousar usar os paramentos prescritos pela legislação litúrgica vigente. No mínimo será caracterizado como “romano”, o que na visão de muitos é considerado como uma ofensa. E quem celebrar usando com fidelidade os livros litúrgicos, “dizendo o que está em letras pretas e fazendo o que está em letras vermelhas” será execrado pelos apregoadores do “autêntico espírito do Concílio”. Sinceramente, é preciso muita, mas muita fé mesmo para não deixar de acreditar que ‘as portas do inferno não prevalecerão’, como nos ensina Nosso Senhor.”